PORTUGUÊS   i  ENGLISH

Imprensa

Brumadinho poderá ganhar Espaço de Convivência e Arte

01/10/2009

Pelo protocolo assinado hoje, o Inhotim fará a curadoria do novo espaço 


O arquiteto Mauro dos Guaranys apresentou nesta quinta-feira, 1º de outubro, para representantes do poder judiciário, do Instituto Inhotim e das empresas Ferrous e MMX, projeto arquitetônico do Espaço de Convivência e Arte a ser construído no prédio do Fórum Municipal de Brumadinho. Na ocasião, foi assinado um Protocolo de Intenções pelo qual cada parte se comprometeu a realizar estudos técnicos e de viabilidade para a construção do Espaço.

De acordo com a diretora executiva do Instituto Inhotim, Ana Lúcia Gazzola, "o Inhotim assume a cada dia uma dimensão pública e esse Espaço vem reafirmar o nosso compromisso com a democratização do acesso aos bens culturais". As empresas Ferrous, já parceira do Inhotim, e a MMX também se comprometeram com o projeto. O presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Sérgio Antônio de Resende, disse que o local previsto para a construção do Espaço é uma área onde muitas pessoas circulam e que o "encontro delas com obras de arte poderá aflorar novas percepções e novos talentos". 


O diretor artístico do Inhotim, o curador Jochen Volz, apontou três experiências já implementadas pelo Instituto que o entusiasmam diante desse novo projeto com a comunidade de Brumadinho. O primeiro foi a experiência com os artistas John Ahearn e Rigoberto Torres, ao realizarem a obra Abre a Porta (2006). Segundo Volz, a relação dos artistas com os moradores, a amizade que se formou, toda a história da obra virou um patrimônio da cidade. Um segundo projeto é o Laboratório Inhotim, Brumadinho realizado com jovens de toda a cidade. "E, finalmente, muito me motiva ver os resultados dos programas educativos que trazem anualmente 30 mil crianças de escolas públicas de várias cidades aos parques do Inhotim", afirma Volz.

O Protocolo de Intenções prevê que o Espaço seja mantido e administrado pelo Poder Judiciário, o Inhotim assuma a curadoria e as empresas Ferrous e MMX aportem, entre outras contribuições, os recursos financeiros para a construção.


Faça seu comentário:





Comentar

Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho, MG, Brasil  35460-000 +55 31 3571.9700  info@inhotim.org.br
Horário: Terça, Quarta, Quinta e Sexta 9:30 às 16:30. Aos Sábados, Domingos e feriados de 9:30 às 17:30.
Arte Contemporânea  ▪  Jardim Botânico  ▪  Inclusão e Cidadania  ▪  Educativo  
Sobre nós  ▪  Visite  ▪  Amigos do Inhotim  ▪  Patrocine  ▪  Loja  ▪  Gastronomia  ▪  Mapa do site  ▪  Cadastro  ▪  Contato
Português  ▪  English