Apresentado pela arte educadora do Instituto Inhotim, Maria Clara Rocha, o projeto Descentralizando o acesso – visitas escolares em Inhotim foi um dos temas discutidos no VIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo, entre os dias 23 e 26 de junho.
No evento, Maria Clara apresentou o artigo “A prática reflexiva no museu de arte”, escrito por ela e fruto de uma pesquisa realizada pelos educadores do Inhotim ao longo das atividades do projeto Descentralizando o acesso. O artigo fala da importância da prática reflexiva para o amadurecimento profissional de cada educador. “A experiência de levar uma proposta do nosso projeto educativo foi muito válida”, afirmou Maria Clara.
A educadora ressaltou ainda como o Inhotim desperta interesse do público externo. “Durante o seminário, consegui perceber o quanto o Inhotim é importante lá fora e é visto como uma instituição modelo, com práticas educativas bem estruturadas”, completou.
O projeto Descentralizando o acesso possui o patrocínio do Instituto Votorantim e promove visitas escolares de alunos entre 15 e 18 anos do Ensino Médio da rede pública de ensino das cidades de Brumadinho, Mário Campos, Sarzedo, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Bonfim, Itaguara, Piedade dos Gerais, Rio Manso, Itatiaiuçu, Crucilândia e Moeda, ao Inhotim.
