PORTUGUÊS   i  ENGLISH

Imprensa

Água Subterrânea é o tema da primeira palestra da Semana

30/05/2009

Neste sábado (30), teve início o ciclo de palestras que será realizado durante toda a V Semana do Meio Ambiente Inhotim. A primeira exposição teve como tema “Olhar sobre águas subterrâneas: conceitos e mitos”, e foi realizada pela consultora em Hidrogeologia, Gisele Kimura, que explicou o que é água subterrânea, como é formada e sua dinâmica debaixo do solo. “Por meio de fotos mostro como é a formação dessas águas e como elas se movimentam”, afirma.


Segundo Gisele, a água subterrânea é a que circula no subsolo, entre o solo e as rochas, formando aquíferos. Por isso, é muito importante se preocupar com a preservação do solo, pois a contaminação ou impermeabilização pode modificar o ciclo hidrológico, podendo inclusive causar enchentes.


De acordo com geóloga, a água subterrânea é uma fase desconhecida e ignorada, mas de grande importância. Durante a palestra, ela esclareceu alguns mitos como o de que a água não acaba nunca. “A água não acaba nunca, mas podemos inviabilizar o uso. Uma vez que um aqüífero é contaminado, é difícil recuperar”, esclarece.



Faça seu comentário:





Comentar

Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho, MG, Brasil  35460-000 +55 31 3571.9700  info@inhotim.org.br
Horário: Terça, Quarta, Quinta e Sexta 9:30 às 16:30. Aos Sábados, Domingos e feriados de 9:30 às 17:30.
Arte Contemporânea  ▪  Jardim Botânico  ▪  Inclusão e Cidadania  ▪  Educativo  
Sobre nós  ▪  Visite  ▪  Amigos do Inhotim  ▪  Patrocine  ▪  Loja  ▪  Gastronomia  ▪  Mapa do site  ▪  Cadastro  ▪  Contato
Português  ▪  English