Leitura: 16 min

Seminário Internacional de Educação

Compre seu ingresso aqui.

O 3º Seminário Internacional de Educação Inhotim – Experiências em Trânsito pretende criar um ambiente inspirador para discutir formas de ressignificação de espaços, identidades e relações.

Conheça a programação e os palestrantes de cada dia:

PROGRAMAÇÃO

01/09

10h às 10h30 – Credenciamento.
10h30 às 12h30 – Conversa inaugural EDUCAÇÃO HUMANIZADORA: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS, com o Professor José Pacheco (Portugal).
12h30 às 14h – Almoço.
14h às 16h30 – PRÁTICAS EM DIÁLOGO: FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS.
Natacha Costa (Brasil)
Genebaldo Freire Dias (Brasil)
Colaboração de professores que participaram do projeto educativo do Inhotim, Descentralizando o Acesso.
Mediação: Júlia Torres

Conheça os palestrantes do dia:

JosePacheco_pqProfessor José Pacheco – Portugal
Educador, pedágogo, especialista em Leitura e Escrita, mestre em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática. Em 2007, adotou o Brasil como “Mátria” e, desde então, vem rodando o país, mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação que acreditam em uma transformação democrática por meio da educação, da integração comunitária e das artes.

NatachaCosta_mqNatacha Costa – Brasil
Diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006. Criou e é responsável pelo desenvolvimento estratégico do Centro de Referencias em Educação Integral. Atuou como Júri do prêmio WISE de Inovação em Educação nos anos 2012 e 2013. Atualmente é membro da Comissão Editorial de Educação Integral em Tempo Integral pela Fundaj/MEC e coordenadora da Rede de Inovação e Criatividade na Educação Básica. Além disso, em 2016 foi selecionada para participar do Programa Líderes Transformadores da Educação promovido pela Fundación SM e que reúne educadores da América Latina e Espanha.

GenebaldoDias_pqGenebaldo Freire Dias – Brasil
Prof. Genebaldo Freire Dias é bacharel, mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor, pesquisador e diretor de cursos de Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília (1985-2013); analista ambiental do IBAMA (1989-2014) onde foi diretor do Parque Nacional de Brasília, chefe do Departamento de Educação Ambiental e coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Prevfogo. Nos seus 40 anos de atividade acadêmica e ativismo ambiental, publicou 19 livros sobre a temática. Atua como consultor sênior independente.

Dia 02/09

10h às 12h30 – JUVENTUDES EM REDE: UM MUNDO ALÉM DAS FRONTEIRAS
Mona Jas (Alemanha)
Jefferson Sooma  (Brasil)
Yara Castanheira ( Brasil)
Mediação: Lília Dantas
12h30 às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Apresentação da Orquestra Jovem Inhotim
14h30 às 16h30 – ESPAÇO URBANO E COLETIVIDADES
Louise Ganz (Brasil)
Pablo Ares (Argentina)
Mediação: Fabrício Santos

Conheça os palestrantes do dia:

MonaJas_pqMona Jas – Alemanha
Mona Jas, natural de Rheden, Holanda, é artista visual e pesquisadora, atuante nas áreas de Artes e Arte e Educação. É professora honorária na Escola de Belas Artes Weißensee Kunsthochschule, em Berlim. Em parceria com o KW Institute for Contemporary Art, instituição que organiza a Bienal de Berlim, criou em 2014 o projeto LAB for Art Education, no qual desenvolve atividades com jovens refugiados. Suas áreas de interesse envolvem arte e educação em escolas e galerias, com foco em arte contemporânea, cultura visual, inclusão social e processos de aprendizagem estética.

JeffersonSooma_pqJefferson Sooma – Brasil
Jefferson Sooma cresceu em uma favela de Santo André, São Paulo. De 2001 a 2004, foi coordenador de políticas públicas de juventude na Prefeitura de Santo André. Foi diretor de projetos da ONG Internacional Global Youth Action Network na América Latina e Caribe e na Aracati – Agência de Mobilização Social. Atuou como consultor técnico de organismos internacionais como OEI, PNUD e UNESCO. É co-criador da rede social de aprendizagem Circuitos de Aprendizagem junto ao MEC e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É formado em Ciências Sociais pela Fundação Santo André, pós-graduado em Docência do Ensino Superior, mestrando da UnB em Arte e Tecnologia. Vive e apoia a formação de ecovilas no Brasil.  

20160725_ Yara_ William Gomes-1005_pqYara Castanheira – Brasil
Mestre em Mídias, Comunicação e Estudos Culturais com ênfase em Educação pela Universidade de Kassel, Alemanha, e pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres, Inglaterra, atualmente Yara Castanheira exerce o cargo de Gerente de Educação do Inhotim. Com bacharelado em Comunicação Social e formação complementar em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem experiência em gestão e execução de projetos socioeducativos e culturais em instituições do Brasil e da Europa. Por meio de sua formação em Design Thinking na HPI School of Design Thinking, Alemanha, e Treinamento Intercultural na Universidade Humboldt de Berlim, atua em gestão e formação de equipes.

louise_pqLouise Ganz – Brasil
Louise Ganz é artista e arquiteta, formada pela Escola Guignard e pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez mestrado na EBA/UFMG e doutorado na EBA/UFRJ, em Linguagens Visuais. É pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Arquitetura da UFMG, foi professora na Escola Guignard e no curso de Arquitetura da Unileste. Atua principalmente na interface entre arte contemporânea, urbanismo e paisagem, focando em questões relativas à natureza, à geopolítica e à produção de narrativas e ficções visuais. Realizou exposições em diversas instituições de arte no Brasil e possui textos publicados em revistas e livros. É co-fundadora do grupo Thislandyourland. Vive em Belo Horizonte.

PabloAres_pqPablo Ares – Argentina
Artista, trabalha com mídias gráficas há mais de 25 anos. Nos anos 1980 e 1990, criou quadrinhos para reconhecidas revistas argentinas. Cursou Cinema de Animação e participou de festivais internacionais de curta-metragens. Entre 1997 e 2005, fez parte do Grupo de Arte Callejero, com o qual realizou intervenções urbanas e gráficas em parceria com organizações de Direitos Humanos, ganhou o concurso “Parque de la Memoria” e participou da Bienal de Veneza em 2003. Desenha cartografias desde 2000 e, em 2006, junto com Julia Risler, criou “Iconoclasistas”, iniciativa dedicada ao desenho de dispositivos gráficos e visuais para a realização de oficinas de criação e investigação coletiva. Ganhou o grande prêmio da Bienal Iberoamericana de Desenho em 2012.

Dia 03/09

10h à 12h30 – ESTÉTICAS E DISCURSOS DO COTIDIANO
Sepake Angiama (Alemanha)
Paulo Nazareth (Brasil)
Mediação: Marta Mestre
12h30 às 14h – Almoço
14h às 16h30 – NATUREZA E A ARTE DA COLABORAÇÃO
Lala Deheinzelin (Brasil)
Petra Gruber (EUA)
Mediação: Raquel Novais

Conheça os palestrantes do dia:

SepakeAngiama_Creditos_GinaFolly_pq

Crédito da foto: Gina Folly

Sepake Angiama – Alemanha
Sepake Angiama é educadora e curadora atuante na área das práticas educativas críticas e discursivas em diálogo com contextos sociais específicos. Atualmente, é coordenadora do Educativo da documenta 14 de Kassel. Mestre em Curadoria de Arte Contemporânea pelo Royal College of Art de Londres, Sepake atuou como Diretora de Educação da Manifesta 10, em São Petersburgo, Rússia. Foi também curadora de Programas Públicos na Turner Contemporary, Inglaterra. Seus projetos educativos e curatoriais incluem filmes comissionados ao artista britânico John Smith, dentre os quais um intitulado “What can you achieve by getting to know your neighbour?” (O que você pode alcançar ao conhecer o seu vizinho?, 2010).

PauloNazareth_pqPaulo Nazareth – Brasil
Artista performático, licenciado em Desenho e Plástica e bacharel em Desenho e Gravura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também estudou Linguística entre 2006 e 2010. Mora em Santa Luzia, Belo Horizonte, e trabalha em uma barraca de feira onde vende produtos diversos. Recebeu o Prêmio Masp de Artes Visuais 2012, na categoria Talento Emergente. Participa de diversos programas de residência na Argentina, Indonésia e Índia e integra exposições no Brasil, no Uruguai, na França, na Noruega, na Alemanha e nos Estados Unidos. Em Palmital (Santa Luzia), reinaugurou sua barraca na feira da cidade, chamando-a de Paulo Nazareth Arte Contemporânea Ltda.

LalaDeheinzelin_pqLala Deheinzelin – Brasil
Futurista, pioneira em Economia Criativa e Colaborativa, trabalhou e palestrou em diversos países. Foi indicada como uma das principais futuristas no mundo, destacando-se entre três na América Latina e Central. Considerada uma das 100 mulheres no mundo que estão co-criando a nova sociedade e economia, é criadora do movimento Crie Futuros e autora do livro Desejável Mundo Novo.  

PetraGruber_pqPetra Gruber – EUA
Com grande interesse em Design inter e transdisciplinar, Petra Gruber é doutora em Arquitetura Biomimética pela Universidade Técnica de Viena. Através do Centro de Pesquisa e Inovação em Biomimética (BRIC) da Universidade de Akron, EUA,  atualmente é professora na Escola de Artes Mary Schiller Myers e no Departamento de Biologia. De 2013 a 2015, como professora visitante na Universidade de Adis Abeba, Etiópia, organizou o programa de mestrado em Design de Arquitetura Avançado. Colaborou como pesquisadora no Centro de Biomimética da Universidade de Reading, no Reino Unido. Foi professora de Biomimética nos Sistemas de Energia na Universidade de Ciências Aplicadas de Villach, na Áustria, e conduziu aulas e workshops em universidades ao redor do mundo.

Como participar

Os interessados deverão adquirir o ingresso do Inhotim específico para o Seminário, disponível para compra aqui.

O ingresso tem o valor especial de R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (meia) por dia de evento. É possível adquirir a entrada para mais de um dia e o ingresso dá acesso ao Seminário e também ao Parque.

Dúvidas e informações: educativo@inhotim.org.br  

Transporte gratuito

O Inhotim vai oferecer dois ônibus gratuitos por dia para os participantes do Seminário Internacional de Educação Inhotim. Para garantir sua vaga, faça sua inscrição no seminário e, em seguida, envie um e-mail para onibus.seminario@inhotim.org.br contendo seu nome completo, RG, data da participação e o número do voucher emitido pela plataforma Ingresso Rápido. Os primeiros 90 inscritos que enviarem um e-mail com todas as informações receberão a confirmação da reserva de transporte. Favor informar qual é o ponto da sua preferência.

Horário e locais de saída

Rota 1:
Saída: Rua Antônio de Albuquerque, 911, Savassi (em frente ao escritório do Inhotim) – 8h
Ponto de Parada: Ponto do Via Shopping, Barreiro – 8:40h (estimativa)

Rota 2:
Saída: Rua Antônio de Albuquerque, 911, Savassi (em frente ao escritório do Inhotim) – 8h
Ponto de parada 1: Praça Magnesita, Contagem 8:40 (estimativa)
Ponto de parada 2: Ponto acima da Avenida JK, Betim 9:10 (estimativa)



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +